Estamos iniciando o ano pastoral e litúrgico de 2018, com as Celebrações Quaresmais e Pascais: coração litúrgico da vida em comunidade. O tempo da quaresmal começa na Quarta-feira de Cinzas. E termina no Domingo de Ramos. O Domingo de Ramos introduz a Semana Santa que nos levará à Páscoa de Jesus.
A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de jejum e abstinência de carne.
a. A Igreja nos aconselha o jejum e a abstinência como sinais penitenciais de conversão, que nunca podem ser apenas externos, isto é, apenas "deixar de comer algo", mas precisam ser sinais interiores de uma busca de união com Deus e de "ruptura" com os excessos que bloqueiam nossa vida espiritual.
b. O verdadeiro jejum precisa terminar numa tentiva de auxílio ao próximo – se possível leia Isaías 58. Deste modo, se você deixar de comer ou de beber algo, transforme em auxílio para os menos favorecidos o seu sacrifício penitencial.
c. Não esqueça de cuidar da sua saúde, isto é, não adianta nada fazer jejum de pão e água e ir parar o hospital em plena Sexta-feira Santa com uma enorme dor de cabeça! Portanto, prudência e coerência.
d. Há muitas formas de jejum: o completo, conhecido como de "pão e água", PARA OS MAIS EXPERIENTES; e o jejum parcial, no qual o penitente abre mão de uma das refeições ou ainda de duas, ou de parte delas, isto é, deixa de comer a mistura, por exemplo. Você é quem deve escolher!
e. Um detalhe: jejum não é a mesmo coisa que abstinência! Quando a Igreja fala de abstinência, ela indica um gesto penitencial que pode ser repetido por um tempo determinado. Pode ser um gesto alimentar – "deixar de comer algo" – ou um gesto físico – "não falar mal de alguém". É o que normalmente nosso povo chama de propósito quaresmal.
"Então, o que eu devo fazer?" – você deve estar se perguntado. Eu te ajudo:
- primeiro: escolha seu propósito quaresmal. Algo que você sabe que vai aguentar fazer durante 40 dias, da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Ramos. Seja humilde e sincero(a). Nada de exageros. Esta será sua abstinência.
- segundo: anote na sua geladeira ou em outro lugar visível que na Quarta-feira de Cinzas, neste ano dia 14 de fevereiro, e na Sexta-feira Santa, dia 30 de abril, você não vai colocar carne vermelha na sua mesa, nem para você, nem para os convidados de última hora, se eles aparecerem. Nada de boi, nada de vaca, nada de porco, nada de frango. Aposte nos vegetais e no peixe. Sem exageros!
- terceiro: se sua saúde permitir lembre de se programar para não fazer pelo menos uma das refeições na quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
- por último, não esqueça de rezar!
Santa PÁSCOA para você e sua família!
Pe. Rodolfo Gasparini Morbiolo
Pároco
Nenhum comentário:
Postar um comentário